Prêmio Galeno

O Prêmio "Galeno" é dado ao trabalho que mais se destacou dentre aqueles apresentados no Encontro A.A.A.R.L. de Medicina Esportiva. Trata-se de uma iniciativa para o incentivo da produção científica brasileira nos temas envolvendo a atividade física como meio de promoção de saúde, o esporte de alto rendimento e a traumatologia desportiva. Os trabalhos serão divididos em duas categorias, uma voltada a experimentos com animais e outra destinada a trabalhos com humanos.

Havendo 5 (cinco) ou mais trabalhos que envolvam experimentos em cada categoria (animais e humanos), ocorrerá o IX Prêmio Galeno para o melhor trabalho com humanos e para o melhor trabalho com animais, recebendo a quantia de R$500,00 cada. Sendo que a premiação ocorrerá no encerramento do XV Encontro A. A. A. R. L. de Medicina Esportiva.

Caso haja 4 (quatro) ou menos trabalhos que envolvam experimentos com animais ou humanos inscritos o melhor trabalho apresentado oralmente receberá o IX Prêmio Galeno e R$500,00."

Por quê "Galeno"? Galeno não foi o primeiro, mas é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes e influentes médicos do esporte de todos os tempos, tendo, já no segundo século depois de Cristo, baseado seus trabalhos e prescrições em métodos criteriosos e sistematicamente estudados e validados, muito próximo do que chamamos hoje de método científico. Fica, então, nossa homenagem ao talvez primeiro médico que tentou trabalhar cientificamente a Medicina do Esporte e da Atividade Física, cujo legado nos ajuda e orienta até os dias de hoje. Fica também a menção e agradecimento ao idealizador do Prêmio "Galeno" para o Encontro A.A.A.R.L. de Medicina Esportiva, o Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Presidente da Comissão Organizadora do Encontro em edições anteriores.

Não há divulgação de notas ou classificação dos trabalhos, uma vez que o objetivo da premiação é estimular a produção científica. A escolha é feita através de critérios simples, objetivos e imparciais (os avaliadores são cegos quanto ao nome e origem dos avaliados, sendo que, declinaram do processo, avaliadores envolvidos pessoalmente com algum trabalho enviado). Os critérios, de autoria do Prof. Dr. Sérgio Britto Garcia do Departamento de Patologia da FMRP-USP, são:

  1. Quanto ao Resumo de Trabalho Científico:
    1. O título expressa adequadamente o conteúdo do trabalho
    2. Clareza e correção de linguagem
    3. Relevância do tema
    4. Originalidade
    5. Adequação da metodologia para atingir os objetivos propostos
  2. Quanto à Apresentação do Pôster:
    1. Organização, objetividade e linguagem
    2. Didática de apresentação do expositor
    3. Conhecimento do assunto pelo expositor